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Compreendendo o espaço de trabalho de renderização no Fusion 360

Quer aprender sobre o espaço de trabalho de renderização no Fusion 360? Não procure mais. Este guia irá orientá-lo através de tudo o que você precisa saber para começar!

Os renderizadores permitem que você veja como seu produto ficaria de uma maneira realista mais detalhada. Essas renderizações podem ser um excelente recurso para marketing, conceituação e visualização de produtos.

Para alternar para o espaço de trabalho de renderização, basta clicar no ambiente de trabalho em que você está e selecionar Renderizar.

Você notará imediatamente uma diferença drástica na aparência do seu modelo. Para entender como usar esse espaço, vamos ver os comandos.

Aparência

O comando Aparência é onde você pode modificar de quais materiais seu modelo é composto. Além de escolher entre opções como couro, líquido, metal, plástico, madeira, pedra e muito mais, você também pode ajustar a cor, a textura e o toque do seu material neste menu.

Para ajustar o material, clique duas vezes no material que deseja modificar ou clique com o botão direito do mouse no material e selecione Editar. Isso o levará a uma caixa de diálogo adicional onde você pode editar as propriedades básicas da aparência do seu material. Depois de concluir o básico, obtenha mais detalhes sobre a textura, padrão de saliência, brilho e toque do seu material clicando em Avançado.

Compreendendo a caixa de diálogo Configurações avançadas

  • Refletância : Quanta luz reflete da superfície.
  • Rugosidade : quão áspera é a superfície, o que afeta o brilho da superfície. 
  • Translucidez: controla o quanto você pode ver através do material.
  • Emissividade: transforma seu material em uma fonte de luz.
  • Padrão de relevo (ressalto): mostra o mapa de relevo aplicado.
  • Controles avançados de destaque :
    • Cor : altera a cor do destaque. Na maioria das vezes, você deixará esse branco para uma aparência realista.
    • Forma : alterne entre destaques suaves (Long Falloff) e destaques mais nítidos (Short Falloff)

Como atribuir materiais

Atribuir um material é fácil! Para atribuir um material, selecione o material que gostaria de usar e clique e arraste o material para o corpo. Se você deseja substituir vários corpos, pré-selecione os corpos no navegador e arraste o material para um dos corpos selecionados. Se você deseja substituir um material em uma face, selecione Faces nas configurações de aparência > Aplicar, em seguida, clique e arraste.

Dicas e truques

Como substituir um material de aparência

Precisa trocar de material de última hora? Sem problemas. Com esse recurso, você pode alterar facilmente todas as instâncias de determinada textura com uma textura diferente de sua escolha! Para fazer isso, selecione o novo material desejado e solte-o em um material existente na seção Neste projeto da caixa de diálogo de aparência. Isso garantirá que todos os objetos com o material antigo aplicado sejam substituídos.

Como construir sua própria biblioteca de materiais personalizados

Por fim, você criou o material personalizado perfeito que atende a todas as suas necessidades. Salve este material para mais tarde clicando com o botão direito do mouse e selecionando Copiar para minhas aparências . Isso armazenará a aparência em sua nuvem e permitirá que você a acesse posteriormente de qualquer dispositivo em que esteja acessando sua conta!

Configurações de cena

As configurações de cena oferecem flexibilidade para criar o cenário dos seus sonhos para exibir seu modelo. Nessa caixa de diálogo, você encontrará controles para aprimorar seu ambiente, solo e câmera. Vamos investigar cada componente da caixa de diálogo de configurações de cena.

Configurações do ambiente

Primeiramente, temos Ambiente, que consiste em três configurações básicas: Brilho, Posição e Fundo.

  • Brilho ajusta o brilho do ambiente. Isso não afetará o brilho do plano de fundo se uma cor sólida for selecionada.
  • A posição move a localização do ambiente dentro da cena. Isso reflete na iluminação, nas sombras e na relação com o solo.
  • O plano de fundo permite alternar entre mostrar uma cor sólida ou o ambiente escolhido na biblioteca de ambientes.

Configurações de solo

Depois de selecionar suas configurações de Ambiente preferidas , agora você pode ir para as configurações de Solo . O solo permite que você crie uma superfície para o seu modelo se apoiar, para aterrar o plano de solo selecionado do seu modelo. O comando achatar chão estica seu plano de chão, isso pode ajudar a fazer com que seu modelo pareça estar apoiado em uma superfície, tenha cuidado, entretanto, esse comando nem sempre é a melhor opção para aterrar seu modelo. A reflexão serve para refletir seu modelo CAD fora do plano de solo.

Configurações da câmera

Conforme você move para baixo na caixa de diálogo de configurações, você verá as configurações da câmera . Essas configurações funcionam de maneira muito semelhante à operação de uma câmera física. Nesta seção da caixa de diálogo, você pode selecionar entre os tipos de câmera e ajustar sua distância focal, exposição e proporção. Você também pode criar uma profundidade de campo para focar em uma parte da imagem enquanto desfoca o resto.

Dicas e truques

Como anexar um ambiente personalizado

Para anexar um ambiente personalizado, primeiro vá para a biblioteca de ambiente na caixa de diálogo de configurações de cena. Em seguida, role para baixo até a parte inferior da caixa de diálogo e selecione “attach custom environment”. A partir daqui, você pode carregar a imagem HDR de sua escolha. Quando terminar, volte para a guia de configurações e verifique se tudo está do seu agrado.

Decalque

Quer inserir um decalque? Basta ir até o ícone de decalque localizado na barra de ferramentas e selecionar sua imagem. Depois de selecionar sua imagem, selecione o rosto no qual você gostaria de colocar sua imagem. A partir daqui, você poderá ajustar a localização, tamanho, opacidade e posição do seu decalque!

Dicas e truques

Como controlar se sua imagem abrange vários rostos

Na parte inferior da caixa de diálogo Editar Decalque, você verá a opção para rostos de queixo. Quando você seleciona Chin Faces, o decalque abrange várias faces. Quando desmarcado, o decalque ficará limitado à face na qual foi aplicado.

Controles do mapa de textura

Na caixa de diálogo Controles do mapa de textura, você pode controlar como sua textura se posiciona em seu modelo. Depois de selecionar um tipo de projeção, você pode acessar uma variedade de controles para garantir que sua projeção seja perfeita.

Conheça seus tipos básicos de projeção

  • Automático:  Mapeia a imagem em objetos usando a topologia do modelo.
  • Caixa:  Mapeia a imagem em objetos semelhantes a caixas. A textura se repete em cada lado.
  • Cilíndrico:  Mapeia a imagem em um objeto cilíndrico; as bordas horizontais se unem, mas não as bordas superior e inferior. A altura da imagem é dimensionada ao longo do eixo do cilindro. Você também tem a opção de selecionar entre mapa de cilindros tampados ou não tampados.
  • Planar:  Mapeia a imagem no objeto como uma projeção. A imagem não é distorcida em faces normais à projeção, mas é distorcida em faces não normais. A imagem não é dimensionada para o objeto. Esse mapeamento é comumente usado para faces planas 2D.
  • Esférico:  Mapeia a imagem em um objeto esférico. A borda superior do mapa se comprime até um ponto nos “polos norte e sul” da esfera.
  • Textura 3D:  Usado para mapear de forma realista texturas de veios de madeira em um projeto. Esta opção só está disponível para aparências de Madeira (Sólido).

Renderização em tela e renderização

Os comandos In-Canvas Render e Render renderizam sua imagem em um determinado período de tempo e oferecem a oportunidade de baixar sua renderização. Eles servem para obter uma imagem final incrível da qual você pode se orgulhar.

Renderização na tela

O que diferencia a renderização na tela é a capacidade de renderizar diretamente na tela do Fusion 360. Para usar a renderização In Canvas, há três comandos com os quais você precisa se familiarizar:

  • Renderização na tela: ative ou desative a renderização na tela.
  • Configurações de renderização na tela: defina o modo e a resolução de renderização na tela.
  • Capturar imagem: Captura a imagem da tela atual.

Depois de pegar o jeito, você poderá gerar rapidamente uma renderização de qualidade sempre que quiser!

Renderizar

A renderização oferece maior flexibilidade no que você faz com a renderização final gerada. Depois de selecionar o ícone Render, você será levado a uma caixa de diálogo de configurações onde poderá escolher entre um render de nuvem ou um render local. A renderização em nuvem permite definir suas configurações de renderização e, em seguida, enviá-la para processar na nuvem. A renderização local permite que você defina suas configurações de renderização e execute a renderização em sua máquina. Enquanto a renderização está sendo concluída, você tem a flexibilidade de se mover pela área de trabalho e concluir outras tarefas.

Quando sua renderização final estiver pronta, confira a Galeria de Renderização, onde você pode:

  • Renderizar usando novas configurações:  permite renderizar novamente com uma nova proporção e tamanho de renderização. 
  • Renderizar como mesa giratória:  permite criar uma animação de mesa giratória do seu modelo. É o mesmo que renderizar como uma mesa giratória em My Renderings no Autodesk® Rendering.
  •  Ajustar exposição:  abre um controle deslizante para ajuste de exposição. Isso é semelhante ao ajuste do mapeamento de tom no Fusion. 
  • Baixar imagem:  baixa uma imagem da exibição atual para o seu computador

Pronto para testar suas habilidades de renderização?

Este conteúdo foi adaptado e originalmente traduzido de: https://www.autodesk.com/products/fusion-360/blog/understanding-the-render-workspace-in-fusion-360/