Acabou de adquirir o Fusion 360 e não sabe por onde começar? Neste artigo, você aprenderá os fundamentos do projeto no Fusion 360 — desde abrir um projeto vazio até criar um modelo básico. Vamos nessa!
Como iniciar um novo design
Bem-vindo ao Autodesk Fusion 360! Ao iniciar o software, você verá uma lousa em branco. Esta área é um novo arquivo de projeto sem título no espaço de trabalho Modelagem.
A primeira coisa a fazer ao iniciar um novo design é salvar. Clique no ícone Salvar no canto esquerdo da janela. Isso abrirá uma janela pop-up onde você pode selecionar um nome para seu arquivo e um local em seus projetos.
Como criar corpos básicos
Há duas maneiras de criar corpos básicos no Fusion 360. A primeira é criar a partir de um esboço e a segunda é criar a partir de formas primitivas no menu Comando.
Não tem certeza de qual escolher? Se seu objetivo é criar um projeto paramétrico, os esboços são a melhor escolha. São 100% paramétricos e podem ser posicionados em relação a outra geometria, geometria projetada, etc.
Se você estiver com pressa e quiser criar ideias rapidamente criando formas simples, use as primitivas no menu de comando se quiser. Antes de decidir qual é o certo para você, vamos nos aprofundar em como esses comandos funcionam.
Opção 1: Criando a partir do Sketch
Criar a partir do esboço é fácil. Primeiro, vá até o ícone Sketch no lado esquerdo da barra de ferramentas e selecione o plano no qual você gostaria de modelar.
Depois de selecionar um plano, você entrará no ambiente Sketch. A partir daí, você pode criar os projetos para o seu projeto.
Vamos começar fazendo um retângulo. Primeiro, selecione a ferramenta rectangle de dois pontos no lado esquerdo da barra de ferramentas. Em seguida, crie um retângulo clicando em um ponto inicial para o canto do retângulo e um ponto final para o canto oposto do retângulo. Você pode especificar a área de seu retângulo arrastando e clicando no local que deseja que os cantos ocupem ou especificando um valor na caixa de diálogo de valor.
Se desejar editar essas dimensões posteriormente, você pode fazê-lo usando o comando Sketch Dimension. O comando Sketch Dimension cria cotas para definir e restringir a geometria no Active Sketch . Use cotas para controlar o tamanho e a posição da geometria do rascunho. Você pode acessar esta ferramenta no menu Create ou usando a tecla de atalho “D.” Depois que a ferramenta estiver aberta, selecione as curvas de esboço para dimensionar e clique para colocar a dimensão na tela.
Esses esboços são facilmente modificáveis para atender às suas necessidades. Precisa preencher seus cantos? Use a ferramenta de filtro encontrada na seção Modify da barra de ferramentas, selecionando a ferramenta e, em seguida, selecionando a interseção que deseja aplicar o filete.
Depois de concluído, clique em Finish Skelth e faça a extrusão até a altura que você gostaria que seu modelo tivesse. Pronto! Você tem um corpo básico.
Quer aprender sobre como editar dimensões de esboço? Confira este artigo.
Opção 2: Criando a partir do menu Criar
Se você estiver com pressa e quiser criar ideias rapidamente usando formas simples, tente usar os comandos básicos de formas encontrados no menu Create (box, cylinder, sphere, and coil). Usar esses comandos é simples. Vamos começar com um exemplo.
Para criar uma caixa, clique no comando Box. Em seguida, selecione o plano inferior (XZ) e escolha dois pontos para definir os cantos de um retângulo. Você pode especificar uma altura inserindo um valor na caixa de diálogo ou arrastando a seta do manipulador. Você pode usar os valores mostrados na caixa de diálogo ou usar seus próprios valores. Para este exemplo, usaremos uma altura de 0,5 pol. Quando terminar, clique em OK para completar a caixa.
Ao concluir, tente modificar a caixa usando diferentes comandos de forma básica. Você pode usar esses comandos para criar novos corpos, adicionar geometria a um corpo ou cortar material de seu modelo. Vamos tentar usar o comando Cylinder para adicionar material à caixa que acabamos de criar.
Primeiro, clique no comando Cylinder no menu Create. Em seguida, selecione a face superior da caixa para posicionar o cilindro no plano correto. Depois de selecionar o plano, mova o cursor para o ponto médio da aresta superior e clique para especificar o centro do cilindro. Finalmente, clique em um dos cantos para especificar o diâmetro.
A partir daí, você pode escolher como gostaria que o cilindro modificasse seu corpo existente. Para o nosso exemplo, vamos inserir -0,5 pol. em nossa caixa de diálogo de valor para corresponder à altura da caixa e alterar a operação para Join para adicionar material ao corpo e, em seguida, clicar em OK. Agora temos uma forma totalmente nova!
Como criar formas esculpidas
Se você nunca experimentou o Ambiente Form, você terá uma surpresa. Usando T-Splines, você pode criar rapidamente formas orgânicas que, de outra forma, seriam difíceis de criar no espaço de trabalho de modelagem. Para começar, clique no comando Create Form no lado direito do menu da barra de ferramentas Create.
A área de trabalho Sculpt tem as mesmas formas simples que vimos na área de trabalho Modelo, e mais algumas. Sculpt também possui Extrude, Revolve, Sweep e Loft para criar corpos usando esboços 2D. É comum começar com uma forma simples na área de trabalho Sculpt.
Primeiro, clique em Box no menu Create. Isso o levará ao comando Center rectangle, onde você poderá selecionar um centro para o seu retângulo e inserir dimensões inserindo os valores na caixa de diálogo ou arrastando as setas modificadoras. Para este exemplo, vamos fazer a caixa 5 em x 1 em.
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O número de faces no corpo do seu modelo determina o controle que você tem sobre a forma. Você deseja usar o número mínimo de faces em um corpo para fornecer o controle desejado. Para este exemplo, insira 4 para Faces de comprimento, Faces de largura e Faces de altura e clique em OK para criar a caixa.
Use os comandos Modify para fazer alterações nos corpos na área de trabalho Sculpt. Clique em Edit Form no menu Modify.
Se você deseja tornar seu design simétrico, tente usar a ferramenta Symmetry. Para acessar esta ferramenta, clique no ícone acima de Symmetry na barra de ferramentas, isso abrirá o comando Mirror – Internal, que permitirá criar uma simetria de espelho com os elementos de um corpo T-Spline. Para usar esta ferramenta, selecione uma face em cada lado do corpo. Se necessário, selecione as arestas de cada lado e depois os vértices. Uma vez concluído, a modificação de uma das faces selecionadas modificará a face espelhada.
Quer saber mais sobre quando usar T-Splines? Confira esta postagem no blog!
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Este conteúdo foi originalmente traduzido de: Starting From Scratch: Design Basics in Fusion 360 (autodesk.com)